Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Tracunhaém promove ações para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Tracunhaém promove ações para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

imagem sem descrição.
Com o intuito de promover a conscientização da sociedade e a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, a Prefeitura de Tracunhaém, por meio da Secretaria Educação, promove atividades diversas para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.
 
As ações contam com a parceria do Grupo de Apoio a Autistas, Pais e Familiares de Tracunhaém. Na programação foi feito uma palestra na praça central da cidade com o entuito de conscientização o aspecto do Autismo, trata-se de um momento importante e simbólico para a cidade e demonstra a atenção da administração com a causa da pessoa com TEA. “Reafirmamos o compromisso com as pessoas com deficiência, na busca de uma cidade mais inclusiva, diversa e que caiba todos e todas.
O momento é também de afirmação e ocupação dos espaços públicos pelas pessoas com TEA e seus familiares, para dizer: nós existimos e temos nossos direitos, vamos reivindicar novas conquistas e celebrar as que já temos”.
 
De acordo com o Ministério da Saúde – MS, o Transtorno do Espectro Autista – TEA “é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades”.
 
Ainda segundo o MS, sinais do TEA podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico definido dos 2 a 3 anos de idade.
 
Dia Mundial da Conscientização do Autismo - a data foi estabelecida em 2008, pela Organização das Nações Unidas – ONU, com o objetivo de difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação.
 
De acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças – CDC (órgão ligado ao governo norte-americano), estima-se que, hoje, há um caso de autismo para cada 110 pessoas no mundo, assim calcula-se que, somente no Brasil, haja cerca de 2 milhões de pessoas com TEA.
 
A data de 2 de abril também é marcada pelo Dia Municipal da Pessoa com Autismo, instituído, em Contagem, pela Lei Municipal nº 4.508, de março de 2012, e dispõe sobre o engajamento da gestão municipal em prol da inclusão social deste público.
 
Neste dia teremos a entrega simbólica das credenciais de Estacionamento Especial para pessoas com autismo.
 
A Credencial de Estacionamento Especial para a pessoa com TEA foi regulamentada pela Portaria da Transcon nº 011, de 10 de março de 2022. A Portaria atendeu aos anseios da comunidade autista que, há muito tempo, reivindica este direito.“
 
As atividades que realizaremos nos dias 2 demonstram o engajamento da gestão na construção de uma Tracunhaém inclusiva”, destacou a superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência e Autismo.
registrado em:
Fim do conteúdo da página