Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Artesãos de Tracunhaém conseguem área de Suape para extração do barro para produção de arte
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Artesãos de Tracunhaém conseguem área de Suape para extração do barro para produção de arte

imagem sem descrição.
A administração municipal de Tracunhaém, em parceria com o Instituto de Terras e Reformas Agrárias de Pernambuco (Iterpe), conseguiu uma área em Suape para que os artesãos possam extrair a argila (barro) para produção do artesanato, sem nenhum custo financeiro aos artesãos, seja para transportar ou retirar o barro.
 
A Coordenadora de Gestão Fundiária do Complexo Industrial Portuário Suape, Bernadete Lopes esteve em Tracunhaém nesta quinta-feira (14) junto ao presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, onde se comprometeu em incluir os artesãos do município na feira que é promovida em Suape.
 
O evento também contou com a participação de representantes da Associação dos Artesãos de Tracunhaém (Associatra) e do Conselho Municipal de Cultura, além da vice-prefeita Áurea Galdino e parlamentares.
"É uma ótima notícia para os nossos artesãos.É essa matéria-prima (barro) que estamos conquistando , que faz as nossas artes , o nosso artesanato, e o nome de Tracunhaém ir daqui para o mundo inteiro", declarou o prefeito Irmão Aluízio.
No Centro de Artesanato, Bernadete acompanhou todo processo de preparação da argila até a queima das peças.
 
O barro para alguns não passa de sujeira abaixo dos nossos pés, mas nas mãos certas transforma-se em arte, mas a aquisição dessa matéria-prima custa em média por caminhão o valor de R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) sendo para centenas de pessoas de Tracunhaém, fonte de sobrevivência e sustento, tão valioso quanto ouro.
 
É através dessa matéria-prima para produção de peças de artesanato que fizeram de Tracunhaém um centro de arte figurativa reconhecida em todo Brasil e fora dele.
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página