PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
Desenvolvimento de Políticas Públicas voltadas para as áreas de CIDADANIA E AUTONOMIA ECONÔMICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA. Acolhimento de mulheres, acompanhamento de demandas relacionadas aos direitos das mesmas em Tracunhaém, bem como encaminhamento para órgãos de referência.
- Pré-requisitos
Para acessar as políticas de enfrentamento à violência, cidadania e autonomia econômica para mulheres se faz necessário ser maior de anos e ser residente do município de Tracunhaém, caso se trate de menor de 18 anos, será acionados os serviços do conselho tutelar e do CREAS; e quando trata-se de situação com uma mulher residente em outro município, é acionado o equipamento de proteção à mulher de seu município de origem.
No acolhimento na secretaria da mulher não se faz necessário a apresentação de nenhum documento, entretanto, após o acolhimento e o caso for redirecionado para o apoio técnico jurídico ou psicossocial, a apresentação da documentação passa a ser obrigatória, facilitando os encaminhamentos oficiais respeitando as necessidades de cada caso aberto por mulheres.
- Documentos necessários
Portar RG ou qualquer outro documento oficial de identificação com foto;
comprovante de endereço;
(quando necessário) laudo médico e número de processo jurídico.
- Quanto custa?
Gratuito
- Endereço ou link onde o cidadão pode obter o serviço
Rua Carlos Vaz de Andrade, Centro, Tracunhaém.
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
instagram: @secmulhertracunhaem
telefone: 81 98958-2505
- É necessário agendamento prévio?
Não. Apesar que algumas mulheres antes de vim presencialmente na secretaria da mulher solicita e apresenta a demanda por telefone ou pela nossa rede social, instagram.
- Prazo para atendimento
Até 30 dias, prorrogáveis de forma justificada por igual período, de acordo com a necessidade da mulher e do seu caso.
- Modalidade do serviço
Presencial
- Formas de acompanhamento da solicitação
Presencialmente nos endereços acima descritos ou através dos contatos telefônicos e e-mails citados.
- Principais etapas para o processamento do serviço
- Apresentação do caso de forma presencial ou quando se entra em contato por telefone;
- Acolhimento com a secretária Rosilene Santos, por meio de uma conversa;
- Encaminhamento do caso para o campo jurídico ou psicossocial;
- Apresentação das documentações necessárias para o preenchimento da ficha de protocolo;
- Acompanhamento do caso até sua resolução.
- Outras informações
Políticas de enfretamento à violência, cidadania e autonomia econômica para mulheres atuam fortalecimento do acesso à garantias de direitos das mulheres e de sua autonomia, por meio da qualificação profissional com oferecimento de: cursos, oficinas, palestras e projetos como o exemplo da feira de agricultura familiar e economia criativa, que teve sua 1° edição em julho de 2022, e a qual será mantida pra os próximos anos, além de atividades voltadas para o empoderamento e autocuidado.
O acolhimento é voltado para as mulheres em situações de vulnerabilidade social, emocional e econômica; trabalha-se no contexto de promoção e fortalecimento da qualidade de vida.
No aspecto ao enfretamento à violência atua-se com o acolhimento técnico jurídico e psicossocial, e com referentes aos demais agentes de segurança da rede de enfretamento à violência contra a mulher. O serviço pode ser solicitado pela própria mulher ou responsável legal, por modo presencial, diretamente na secretaria da mulher ou telefone 81 98958-2505, esse serviço é de 24hs.
Redes Sociais